PORTUGUES
A DANÇA DA GERAÇOES
De repente, pais jovens, que sempre se consideravam modernos e liberais, já não conseguem compreender a filha. As idéias, os valores, a linguagem, as roupas, o cabelo... tudo parece estar tão distante...Conflito de gerações?
Pais
Por casualidade, os três ficaram lado a lado na igreja. Tinha mais ou menos a mesma idade do pai da noiva. Que acabara de passar Por eles, radiante com a filha pelo braço, a caminho do altar.
- É – disse um deles -, esse deu sorte.
Os outros dois concordaram, com ruídos indefinidos.
- A minha se juntou.
- A minha já declarou, textualmente, que casamento não ta com nada.
- Pior é a minha.
- Ah, é?
- Casou num ritual novo aí. Nem sei que religião é. No meio do campo. Eu me recusei a ir. A mulher foi e voltou com urticária.
- A minha avisou que tinha se juntado quando já estavam juntos. Achou que eu gostaria de saber. Não gostei.
- Eu estou tentando convencer a minha filha a casar. Não importa com quem. Desde que tenha cerimônia. Já disse até que eu forneço o noivo. Pago o vestido, pago a igreja, pago o coro, pago a festa e a lua-de-mel e ainda entro com o noivo. Sabe o que ela me diz?
- Sei.
- “Burguesão”.
- É. A minha disse que talvez até se case um dia, quando os filhos tiverem idade para carregar cauda do vestido. Quer dizer, ainda nos gozam.
- Querem nos matar. Querem nos matar.
- E eu que sonhava com essa cena?
- Nem me fala.
- Sou capaz até de alugar uma igreja, contratar a música, botar uma fatiota e desfilar sozinho pelo corredor. Só para ter a sensação.
- Acho que a gente deveria fazer um trato. O primeiro da nossa geração que tivesse uma filha disposta a casar na igreja, com vestido e tudo, convidaria os outros para entrar junto com ela na igreja. Cada um desfilaria uma determinada distância de braço com a noiva, depois passaria para outro, e assim até o altar.
Luis Fernando Veríssimo
A JUVENTUDE
A juventude é um estado de espírito, portanto dinâmica e anacrônica. A cronologia a qual me reporto nesta matéria denomina-se interior. Quando estamos felizes em nosso interior, observamos a vida de modo otimista, daí o sentimento anacrônico que a juventude possui. Não se entendem os motivos que levam o homem a desejar limitá-la em uma cadeia cronológica (talvez pelas limitações humanas ou na busca de ilusões passageiras).
Ao nível semântico, esta palavra significa renovação, nunca envelhecimento. Como na vida nada se perde e tudo se transforma, observa-se uma simbiose entre ela e a juventude. Tais forças conduzem o pensamento para a criatividade, para o Amor, tamanho é a sua busca por novos conhecimentos.
A juventude leva o pensamento para a criação, a objetividade e as atitudes fraternais. Contudo, quando mal usada, descamba para o negativismo, destruindo tal qual um furacão avassalador a quem lhe interrompe o caminho. Portanto, juventude significa responsabilidade e discernimento.
A visão humana é pequena, levando o homem a desconhecer o sentido mais amplo do assunto aqui mencionado. Os publicitários e a sociedade em geral não percebem seu significado. Falsos e demagógicos usam a juventude como sinônimo de temporalidade, explorando as vaidades humanas em proveito próprio. Não percebem que a vida, com toda a sua sutileza, fez da juventude algo belo, dinâmico, capaz de oferecer e receber o Amor cósmico, em seu sentido mais amplo. O amor é positivo, salutar, jamais máquina de prazeres fugidios, conforme nossa ignorante sociedade impõe. Quanto maior for nosso sentimento fraterno, maior será nossa elevação.
Escrito por: Carlos
O nosso tempo
Catch Side
O nosso tempo é a gente quem faz
Nossos inimigos já deixamos pra trás
A nossa história foi tão de repente
União, amor, depende só da gente
Deixe que os outros pensem que estamos
Ficando loucos e bolando planos
Venha comigo e não tenha medo
Vamos fugir esse é o nosso segredo
Vem aqui (Eu vou sim!)
É o nosso tempo, é hora de realizar
Então me de sua mão, o infinito é nosso lar
É o nosso tempo, é hora de realizar
Então me da sua mão, ninguém mais pode nos parar
Estar feliz não tem nenhum mistério
Trocar o cinza pelo amarelo
Vencer o medo pela liberdade
Derrubando muros pra felicidade
Vem aqui (Eu vou sim!)
É o nosso tempo, é hora de realizar
Então me de sua mão, o infinito é nosso lar
É o nosso tempo, é hora de realizar
Então me da sua mão, ninguém mais pode nos parar